Caminhando com Portinari
“Matas criavam histórias e medos. Os caminhos também fugiram. Olhando o céu, às vezes os vejos transformados em nuvens.”
Trecho do poema o menino e o povoado de Candido Portinari
Retorno para o meu Interior – Alan Nielsen
“Percorro uma estrada de cores que se entrelaçam e no fim se tornam uma só. Avisto uma casa abandonada, deixada para trás pelo tempo e povoada com sentimentos que despertam minhas memórias.
Começo a caminhar pelo meu interior. Um caminhar leve, sob nuvens densas e intermináveis que nos protegem e nos orientam. É assim o meu encontro como universo presente nas paisagens e nos personagens da região de Brodowski, cidade natal de Candido Portinari.”
O universo portinariano foi a inspiração e o ponto de partida dessa caminhada pelo interior de São Paulo e pelo meu interior, ao realizar este ensaio fotográfico.
A singela Brodowski de hoje desperta e seduz o meu olhar e a minha alma. Uma sensação atemporal, sem calendários e ponteiros regendo o cotidiano.
Portinari retratou Brodowski que resiste às transformações e encanta até os dias de hoje. Aos meus olhos, revelou-se como uma fábula a espera de ser lida.
Compartilho com Portinari – e com tantos outros brasileiros – o fascínio por um Brasil rural na sua essência, que existe à margem da modernidade.
Localização
Ano
Adquira o livro e as imagens
+55 11 97674.0944